Postado em 2023-05-11 10:36:00

Núcleo Caboclos e Casa de Pedra no PETAR, trazem a maior boca de caverna do mundo e uma das mais bonitas do Brasil

Não precisa ser espeleólogo para gostar de caverna. Basta ter um espírito aventureiro e adorar admirar as majestosas construções da natureza

Por:  Marcus Vinicius Cipriano e Juliano Camargo | Publicado em 11/05/2023

 
            Considerado Patrimônio Natural da Humanidade, o Vale do Ribeira se destaca com suas belas paisagens e as diversas cavernas do PETAR (Parque Estadual Turístico do Alto Ribeira). Na região, localizam-se várias cavernas para visitação, sendo mais de dez.
 

            Aqui, destacamos para você leitor, duas dessas grandes maravilhas da natureza e jóias raras do turismo paulista e brasileiro: o maior pórtico de caverna do mundo, com 250 metros de altura, a Casa de Pedra e a Caverna Temimina, considerada uma das mais bonitas do Brasil.

            O PETAR é um dos diversos parques paulistas, sendo uma Unidade de Conservação. Localizado no sul do Estado de São Paulo, entre os municípios integrantes da Região Administrativa de Itapeva, o PETAR está situado sobre uma marcante paisagem coberta por Mata Atlântica, a maior porção preservada do país.
 

            A localidade apresenta uma diversidade de paisagens naturais de grande valor turístico e ambiental. Além de toda a beleza espeleológica (as cavernas), abriga também uma fauna surpreendente com muitas espécies.

            Em todo o parque, reunindo os quatro núcleos existentes, são mais de 300 cavernas e dez abertas para a visitação. Todas as visitas devem ser agendadas pelo site: https://www.ingressosparquespaulistas.com.br/
As visitas precisam ser acompanhadas de guia autorizado e credenciado, estando estes, disponíveis através de contatos no site https://petaronline.com.br/agencias-e-guias/
 
Sobre a Caverna Casa de Pedra

 

            A Casa de Pedra é um grande destaque mundial, sendo palco, recentemente de uma escalação, onde o famoso escalador brasileiro, Felipe Camargo realizou um projeto denominado “Gigante de Pedra” https://www.redbull.com/br-pt/films/gigante-de-pedra

            Com 250 metros de altura, a Casa de Pedra é um monumento natural gigantesco; uma formação cárstica com valor espeleológico impressionante. A caverna, é uma jóia do município de Iporanga.
 
Trilha


            Para chegar até o local que abriga a caverna, a extensão do percurso é de 5 quilômetros, tendo a duração aproximada de três horas. O funcionamento do roteiro inicia-se entre as 8 horas, seguindo-se até às 10 horas. Não há permissão para entrar na caverna, mas apenas a chegada até a sua entrada é algo fantástico e impressionante, devido a beleza e as suas dimensões gigantescas.
 
Curiosidades e alguns fatos sobre a Casa de Pedra

 

            No site da Fundação Florestal, algumas curiosidades sobre a caverna são registrados. Ainda no início do século XIX, há registros da passagem de Martim Francisco Ribeiro de Andrada, importante naturalista e político brasieliro, escrito em 1805, onde se descreve sua passagem pela Casa de Pedra (então Lapa de Santo Antônio). Outros fatos como, por exemplo nos anos de 1962 e 1964 a realização do primeiro trabalho de topografia sobre o relevo e as áreas da caverna. Já nos anos de 1980, a realização do primeiro Congresso Nacional de Espeleologia na boca da caverna e também a efetivação de abertura do Parque para receber visitação e por fim, nos anos 90, o GPME (Grupo Pierri Martin de Espeleologia), realizou novo mapeamento da cavidade, realizando escalada e descoberta de galerias superiores no pórtico principal.
 
Caverna Temimina: uma das mais bonitas do Brasil

 

            Ainda no PETAR, entre Apiaí e Iporanga, a caverna Temimina possui características surreais. Ela recebe turistas de todo o Brasil, principalmente da região Sudeste de nosso Estado.

            Integrante do Núcleo Caboclos, a Caverna Temimina é um tesouro espetacular, reunindo enormes salões e espeleotemas muito bonitos. O que realmente chama a atenção nesta caverna, é o seu ar selvagem, com a exibição de enormes paredes externas, jardins suspensos e a sua localização, numa área com cânions de calcário, apresentando um cenário semelhante à cena de filme de ficção.
 

            O local está situado na BR-373, praticamente na metade entre os municípios de Guapiara e Apiaí, no Sul de São Paulo. O acesso à caverna é feito através de guia ou agência credenciada, onde os valores do guia variam entre R$ 80,00 a R$ 100,00 por pessoa. Na base de apoio do núcleo é necessário pagar ingresso de entrada também.
 
Triha


            Para a trilha, uma das dicas é levar lanche, pois a caminhada é de aproximadamente 10 quilômetros, entre ida e volta. É considerada de nível médio, onde qualquer pessoa que está acostumada pode realizar o percurso tranquilamente. Para fazer esse passeio é bom separar em torno de 5 a 8 horas.
 

            Tanto a Caverna Temimina, quanto a Casa de Pedra são importantes atrativos de todo o conjunto do PETAR, que abriga quatro núcleos de visitação. É caverna que não acaba mais! Para quem é amante das trilhas, quer coisa boa, de qualidade, que proporciona um passeio ao ar livre, recheado de matas e com a oportunidade de conhecer as duas mais belas e importantes cavernas do Brasil, não pode deixar de conhecer.
Gostou? Compartilhe essa empresa: